A matéria de capa da revista Você S/A do mês de março tem a chamada: “Seja um profissional ágil”. Isso é um sinal bem claro de que o movimento Ágil está ganhando cada vez mais espaço em todas as áreas de trabalho. O que exige cada vez mais conhecimento e profissionalismo em relação a como conduzir uma organização para que ela se torne realmente Ágil.

unnamed2.jpg

É muito fácil, quando se fala em agilidade, conduzir o pensamento para post-its colados na parede, ouvir termos como Scrum, Kanban, Squads e basear a rotina de trabalho em várias reuniões. Muitas vezes, sem saber qual é o fundamento que precisa servir como base. E sem isso, qualquer iniciativa tem uma grande chance de não ser bem sucedida.

O primeiro passo do movimento Ágil foi com o Sistema Toyota de Produção, criado por Taiichi Ohno durante a segunda metade do século XX. Consiste, basicamente em mapear o fluxo de trabalho, identificar e remover os obstáculos deste fluxo, eliminando os desperdícios e aumentando a produtividade. Esse movimento ganhou força na área de desenvolvimento de sistemas depois de um encontro de 17 profissionais da área de tecnologia, em 2001, que se reuniram para discutir melhorias na forma de se produzir sistemas. Um dos principais questionamentos era em relação ao modelo cascata, onde tínhamos grandes fases bem delimitadas e que cada fase trabalhava com a entrega do escopo inteiro de todo o sistema, ou seja, todos os requisitos, depois todo o código, depois todo o material para teste e assim por diante até chegar na implantação em produção (imaginem descobrir um erro de definição na fase final…). O resultado deste encontro foi um documento com 4 valores e 12 princípios para guiar o processo de desenvolvimento de sistemas.

Valores:

manifesto_agil_valores

Princípios:

manifesto-agil-principios

A partir deles é que temos todas as práticas, que podem ser utilizadas sozinhas, misturadas ou até mesmo ter a sua própria (por que não?). É é dentro deste conjunto que estão o Scrum, Kanban, Lean, SAFe, entre outros (temas para novas publicações no blog). E, independente de como você vai aplicar a agilidade, esse é um trabalho empírico, ou seja, é uma prática que evolui conforme os acertos e erros vão acontecendo.

O artigo da Você S/A, reforça bem práticas que devem fazer parte de um trabalho Ágil, tais como trabalho em equipe, colaboração, transparência e melhoria contínua. Na reportagem também tem uma mini entrevista bem bacana com Jeff Sutherland (que participou da criação do Manifesto Ágil e é um dos criadores do Scrum) e seu filho.

Um outro ponto bem reforçado é a derrubada do mito da multitarefa. Ao invés de fazer várias coisas ao mesmo tempo,  focar naquilo que é mais importante e trabalhar para terminar o mais rápido possível e depois partir para o próximo item. Existe uma frase muito famosa no Kanban que diz para parar de começar coisas novas e começar a terminar as coisas em andamento (stop starting, start finishing), que reforça ainda mais esse conceito (fiz até um adesivo para usar essa frase como um lema, rs…).

unnamed

Mas é claro que há algumas distorções (na minha opinião): omitir os 4 valores do Manifesto Ágil e falar apenas dos princípios; dizer que uma Sprint pode durar 10 semanas (isso só acontece no SAFe que possui um modelo Ágil em escala com papéis e fluxos bem definidos para justificar as 10 semanas), uma Sprint tem uma duração máxima de 1 mês; usar termos do Spotify deliberadamente, vejo muitas empresas por aí dividindo suas equipes em Squads, Tribes, Chapters, sem necessariamente trabalharem de forma Ágil.

Apesar disso, a reportagem abre uma janela para que todas as profissões procurem neste mindset, uma forma de entregar valor aos seus clientes de forma rápida. Vale a leitura e vale também buscar informações consistentes antes de sair colando post-its na parede para dizer que sua organização é Ágil.

Links úteis:

https://www.manifestoagil.com.br/index.html

https://www.scrumguides.org/scrum-guide.html

https://leankanban.com/guide

https://www.scaledagileframework.com

https://www.infoq.com/br/articles/spotify-escalando-agile

Artigo original publicado em: https://aluadeelisabete.com/2019/04/22/seja-um-profissional-agil/