O panorama brasileiro está cada vez mais favorável para profissionais de Tecnologia da Informação. Estima-se que de 2019 a 2024, a demanda deva ser, em média, de 70.000 profissionais por ano, conforme pesquisa realizada pela Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação).

Mesmo com o crescimento exponencial do ramo, percebeu-se que a oferta de profissionais de Tecnologia é muito menor que sua procura, tendo em vista que o número de formados com perfil tecnológico chega a 46 mil até 2024 (ao passo que, como visto, a demanda será, em média, de 70 mil profissionais por ano para o mercado de trabalho). É possível ter mais noção dessa perspectiva através dos seguintes gráficos, também retirados do relatório desenvolvido pela Brasscom:

Apesar do número crescente e acelerado de vagas e oportunidades, temos um cenário bastante desigual em nossas salas de aula. De acordo com dados do INEP/MEC, as mulheres representam apenas 13% dos alunos de ciência da computação.

Aliado a isso, temos o fato de que a diversidade de gênero nesse setor não é prioridade das empresas, com baixa inserção de mulheres em funções técnicas de Tecnologia. Em pesquisa realizada pela Catho, em colaboração com a UPWIT, percebeu-se, inclusive, que mulheres na tecnologia são promovidas três vezes menos que homens.

Neste mês de março, em que temos o Dia Internacional da Mulher, e pensando em estimular e colaborar para a capacitação de todas as interessadas em Tecnologia, segue uma lista com 5 iniciativas de Tecnologia para mulheres, especialmente voltadas para a computação:

  1. Reprograma
  2. PrograMaria
  3. Django Girls
  4. Meninas digitais
  5. PyLadies

Além das já elencadas iniciativas, há vários eventos voltados para a capacitação das mulheres, como é o caso do “Cresça com o Google – Women Will”, evento que será promovido pelo Google no dia 13 de março e tem o objetivo de capacitar mais de 10 mil mulheres em liderança feminina.

Como visto, o ramo de Tecnologia tem perspectiva bastante otimista. A importância dessa capacitação atinge não só os profissionais técnicos dessa área, mas reconfigura o cenário de boa parte dos profissionais brasileiros (como é o caso dos advogados e advogadas). É importante desenvolver novas habilidades para lidar com as novas tecnologias e encarar a Era Digital no mercado de trabalho.