Os documentos inteligentes representam uma evolução significativa em relação aos documentos automatizados convencionais. Eles se destacam pela capacidade de capturar dados de maneira estruturada, facilitando a análise e a interação com outros sistemas e ferramentas de inteligência de negócios. Além disso, esses documentos têm a capacidade de executar métodos e funções associados à sua construção e implementação de obrigações, agregando um nível adicional de eficiência e funcionalidade.

Em essência, os documentos inteligentes servem a dois propósitos distintos. Primeiramente, eles atuam como contratos legalmente válidos entre duas ou mais partes, sendo facilmente compreendidos por advogados e signatários. Sua linguagem é clara e acessível, tornando os termos centrais compreensíveis para todas as partes envolvidas. Em segundo lugar, esses documentos têm a capacidade de serem lidos e executados por máquinas, podendo se tornar smart contracts.

A vantagem dos documentos inteligentes reside na sua flexibilidade. Eles podem operar em diferentes níveis de automação, desde documentos automatizados simples até smart contracts completos, que executam automaticamente suas obrigações sem intervenção humana. Essa abordagem gradual permite uma transição suave para a transformação digital, garantindo que os documentos permaneçam adaptáveis e compatíveis com os processos existentes.

Além disso, a flexibilidade dos documentos inteligentes não se limita apenas aos contratos. Eles podem ser estendidos para outros tipos de documentos, como petições, decisões, memorandos e outros conteúdos. Assim como nos contratos, essa abordagem oferece eficiência e praticidade em diversas áreas, contribuindo para a modernização e otimização dos processos organizacionais.

Em resumo, os documentos inteligentes representam uma inovação significativa no campo da automação e gestão de documentos. Sua capacidade de combinar a clareza e validade legal dos contratos tradicionais com a funcionalidade e automação dos smart contracts os torna uma ferramenta poderosa para impulsionar a eficiência e a eficácia das operações empresariais.