[TL;DR]

Cerca de sete anos atrás, a Looplex começou como o sonho de um advogado e o apoio de muita gente inteligente, que acreditava que o Direito podia ser transformado em estruturas programáveis, com serviços jurídicos representados por funções de computador, capazes de realizar praticamente qualquer tarefa complexa.

Trabalhamos duro para fazer isso se tornar um produto, que hoje é a Looplex.

Nossa missão é oferecer o ferramental para revolucionar o que significa “advogar”: geração de documentos, gestão de casos, execução de tarefas, análise de dados e integrações, tudo automatizado. Mais do que isso, queremos criar o ecossistema onde se transacionam serviços jurídicos digitais, o local para advogados, especialistas e criadores desenvolverem, testarem e distribuírem soluções.

O progresso que fizemos foi graças a anos de trabalho duro de nossa equipe e investimento em tecnologias avançadas. E uma vez por ano – no meu dia favorito do ano 🙂 – compartilhamos em um evento presencial com toda a empresa uma atualização sobre como está indo no Looplex I/O.

Tive a honra de conversar e alinhar com o nosso time como estamos avançando na estratégia de transformar e escalar dois aspectos fundamentais de nossa missão – conhecimento jurídico e direito computacional – para criar produtos verdadeiramente incríveis para nossos clientes. É emocionante construir esses produtos; é ainda mais emocionante ver o que os profissionais do Direito fazem com eles!

Obrigado a todos que nos ajudam a fazer este trabalho e, mais especialmente, aos nossos Loopers. Somos gratos pela oportunidade.

Angelo

.

Nota do editor: Abaixo está uma versão editada da apresentação de keynote do nosso CEO Angelo Caldeira que ocorreu na edição 2023 do Looplex I/O, nosso evento anual de alinhamento interno de cultura e estratégia.

.

Queridos Loopers, parceiros e amigos,

Bem-vindos à nossa segunda edição do Looplex I/O, o evento em que nos reunimos para reforçar uma cultura de inovação e transparência, validarmos progressos e aprendizados, e mostrarmos nossos planos para o futuro da empresa!

Tema desse ano

O tema desse ano é “para inventar não podemos reinventar“.

Quero expandir essa ideia e compartilhar com vocês algumas reflexões sobre o planejamento do nosso negócio.

Como vocês sabem, nosso objetivo como empresa é ser a melhor plataforma de experiência digital (digital experience platform) para serviços jurídicos do Brasil. Queremos ser o ambiente onde os advogados:

mecanizam a geração de conteúdo jurídico, orquestram uma gestão automatizada do ciclo de vida de casos e contratos, e encontram ferramentas e inteligência de dados, para se tornarem negócios verdadeiramente digitais.

Queremos tornar o trabalho dos advogados mais eficiente, preciso e produtivo. E temos feito isso, desenvolvendo soluções verdadeiramente inovadoras e personalizadas de software para casos e projetos individuais.

No entanto, sabemos que essa abordagem não é sustentável a longo prazo. Não podemos reinventar a roda toda vez que um novo projeto surgir. Precisamos mudar nosso foco de entregas baseadas em projetos para soluções escaláveis.

Para alcançar isso, precisamos abraçar uma Arquitetura Orientada a Serviços (SOA) e uma cultura de Engenharia de Plataforma. Isso significa criarmos uma infraestrutura que possa suportar o desenvolvimento de componentes de software padronizados, que possam ser facilmente integrados e reutilizados em diferentes projetos.

Precisamos ser uma plataforma flexível e escalável o suficiente para nos adaptarmos a mudanças constantes no mercado. Isso nos permitirá inovar mais rapidamente, reduzir o tempo de desenvolvimento e aumentar a qualidade de nossas soluções.

No entanto, também devemos estar cientes da importância de correr riscos e fazer coisas inovadoras. Precisamos empurrar os limites do que é possível e abraçar o fracasso como meio de aprendizado e crescimento.

Mas saber errar não significa “liberou geral” para desperdiçar precioso tempo codificando problemas há já muito resolvidos, ou filosofando sobre metodologias e conceitos que podem ser facilmente acessados como um serviço ou componente padrão de mercado.

Pelo contrário! Precisamos ser estratégicos e intencionais em nossa abordagem de desenvolvimento de software. Precisamos pensar no quadro geral, nos objetivos de longo prazo de nossos clientes e como podemos ajudar a alcançá-los.

Precisamos inovar, não reinventar, e precisamos fazê-lo cientes da importância da escalabilidade, da padronização e de uma cultura de engenharia de plataforma.

Todas as iniciativas de que falaremos hoje foram movidas por uma crença fundamental: que as pessoas da Looplex são nosso maior patrimônio. Nosso foco no trabalho e na vida na Looplex reflete nosso compromisso inabalável em atrair, cultivar e reter os talentos mais brilhantes da indústria jurídica. Entendemos que nosso sucesso depende dos esforços coletivos de cada membro de nossa equipe.

Obrigado e vamos continuar empurrando os limites do que é possível na indústria de plataforma de experiência digital!

Dinâmica do evento

Em linha com nosso objetivo de quebrar silos entre times e melhorar nossa comunicação, organizamos um evento um pouco diferente da edição anterior, no qual tínhamos uma apresentação para cada time operacional.

Esse ano mudamos para apresentações em eixos temáticos, cada uma abordando um diferente aspecto ou dimensão do negócio, mas todas alinhadas com a ideia central de que “para inventar, não podemos reinventar“.

Embora o I/O seja gravado e disponibilizado em nosso Hub interno, encorajamos a todos que assistam com atenção agora, pois será muito mais enriquecedor ver as apresentações ao vivo e aproveitarmos que estamos (quase) todos aqui presencialmente. Aos que não puderam vir para nossa sede em São Paulo hoje, também estamos transmitindo o evento pelo streaming do Inovabra.

E porque não conseguimos fazer o mundo parar de girar durante o nosso convescote, já fica aqui o meu muito obrigado para a equipe de suporte, que vai ter de ficar com um olho no gato e o outro no peixe!

Nossa jornada

Reflexão sobre 2022

2022 foi transformador para a Looplex. Foi um ano repleto de desafios e oportunidades, um ano que testou nossa resiliência e determinação, e, no final das contas, um ano que nos tornou mais fortes como equipe e como empresa.

A jornada para escalar, inovar e redefinir nossos produtos e serviços não foi fácil. Exigiu trabalho árduo, persistência e disposição para abraçar mudanças. Mas tenho orgulho de dizer que saímos desse período de consolidação e transformação com um renovado senso de propósito e uma visão clara para o futuro.

Precisávamos concluir e consolidar os diversos projetos e iniciativas em andamento, para que pudéssemos materializar a visão de plataforma que a Looplex, agora junto com a Lawsoft, estão se tornando agora. Somente com aquela “freada de arrumação” é que começaríamos a escalar e a nos posicionar para uma nova fase que se inicia em 2023.

Vamos falar das dificuldades que enfrentamos nesse período com nosso legado, dos obstáculos na implementação de coisas novas, das dificuldades em comunicar tudo o que estava sendo feito e das coisas que ainda não terminamos de fazer, a despeito dos nossos melhores esforços. Mas também compartilharemos as histórias de sucesso e superação do nosso time, que venceu todas as barreiras e construiu algo verdadeiramente espetacular!

O que 2023 nos reserva e lineup das apresentações

Sabemos que há muito trabalho nos bastidores que não era visto, e estamos ansiosos para mostrar a todos como isso será refletido nas soluções que entregamos a nossos clientes. Uma nova era de inovação e crescimento na Looplex!

Nossos esforços para implementar uma arquitetura orientada a serviços e a engenharia de plataforma estabeleceram as bases para uma organização mais ágil e eficiente. No dia de hoje veremos:

Estratégia da empresa. Vamos retomar o que é SOA e Engenharia de Plataforma e como isso se encaixa em no planejamento geral da empresa rumo a nos tornarmos uma PaaS de conteúdo e experiência jurídicas digitais. Comentaremos dos nossos esforços para implementar um modelo semântico de referência e um knowledge enterprise graph (grafo de conhecimento empresarial), que revolucionarão a forma como gerenciamos e entregamos expertise e que nos acelerará em uma ordem de grandeza a produtividade das equipes de engenharia jurídicas. Mostraremos nossos objetivos e resultados chave para o ano de 2023.

Estratégia de vendas e Sucesso do Cliente. Alinhamento com todos sobre nosso foco em crescimento liderado por produtos e novas estratégias para integrar clientes com mais rapidez, otimizar o ciclo de vendas e entregar valor em cada ponto de contato. Vamos entender nossas ofertas de produtos, empacotamento de planos e preços, público-alvo e estratégia de distribuição daqui para frente.

Employee Experience e comunicação. O capital humano é o nosso capital mais importante. Compartilharemos o que trabalhamos para sustentar e melhorar a experiência dos nossos colaboradores, como queremos melhorar nossa comunicação e alinhamento internos e as novas experimentações de organização dos times dentro desse novo paradigma de cultura SOA.

Gestão de projetos e organização. Nosso compromisso com a automação de fluxos de trabalho e processos de negócios transformou a maneira como operamos, desbloqueando novas eficiências e capacidades dentro do nosso WfMS. Ainda há muito a fazer, mas nossas iniciativas de gerenciamento de projetos e Kaizen organizacional capacitaram nossas equipes a colaborar de maneira mais eficaz, abrindo caminho para entregas mais complexas e interdependentes.

Design e Experiência do cliente. Teremos agora os elementos necessários para avançarmos na experiência do cliente, integrando CX e UX em uma abordagem unificada e centrada no ser humano para solucionar problemas.

Casos, BI e Fluxos. Falaremos do lançamento dos produtos e serviços que compõem a Looplex 2.0, desde a parte incorporada da Lawsoft (Looplex Cases), passando por nossa nova equipe e dinâmica de automação de processos de negócios, e arrematando com toda uma nova forma de fazer e entregar em escala a parte de inteligência de negócios e análise de dados para o mercado jurídico.  

Estratégia de produto. Estamos entusiasmados em explorar e compartilhar o que foi feito para modernizar e incorporar o incrível software da Lawsoft na plataforma Looplex, bem como o desenvolvimento do combo de recursos que compõem o Assembler 2.0, finalmente saindo do forno. Mostraremos também o novo SDK de engenharia jurídica que está surgindo, que provocará uma revolução na produtividade dos times.

 12,285 total views,  11 views today

Categorias: Looplex