Inicialmente precisamos definir os Modelos de Negócio e o Plano de Negócios.
O Modelo de Negócio (ou modelos) será a definição do que a empresa fará em termos de produção de um produto ou serviço. Já o Plano de negócios é o documento usado para definir as estratégias, os recursos, as pessoas necessárias e os requisitos de seu empreendimento.
Para criar um Plano de Negócios poderoso, devemos ter:
1. Políticas definidas
2. Processos descritos
3. Procedimentos definidos
Dentro das Políticas de uma empresa temos a sua Identidade Organizacional. Será pela definição dessa identidade que as demais Políticas serão descritas.
Missão: que é o diferencial da empresa
Visão: que é o objetivo
Valores: forma de relação dos stakeholders
Propósito: maneira como a empresa quer afetar a sociedade
Definir o diferencial, ou seja, a sua Missão no mercado, será a forma com que a empresa manterá o foco no negócio e as suas decisões estratégicas, já que foi por ele que o negócio cresceu e será por ele que ele continuará a ter valor para o cliente. Além disso, determinará para a empresa e aos seus colaboradores quais são as suas prioridades no dia a dia e que, sem esse foco, o diferencial será perdido e cada componente ou área da empresa começa a buscar um caminho independente para resolver seus problemas.
Já a Visão, mostrará a cada colaborador qual o seu papel na sociedade pois ele sabe o que deve fazer para que a empresa alcance seu objetivo. Sem um objetivo macro claro poderá haver interpretação de sua função e isso ocasionará perda de eficiência na empresa.
Os valores trarão para todos os membros da sociedade compromisso com a forma de se relacionar internamente e externamente. Esse compromisso deverá ser seguido por todos os membros, inclusive pelos fundadores, que foram os responsáveis pela geração desses valores. Portanto, eles devem refletir a forma que a empresa irá agir, e não a forma que os fundadores gostariam que ela se comportasse.
O Propósito será a forma como a empresa irá afetar a sociedade, trazendo soluções para questões que vão muito além do negócio.
Quais são os problemas mais comuns quando definimos a Identidade Organizacional?
Com relação a Missão é definir um aparente diferencial que todos os demais concorrentes já possuem. Neste caso, ele não é um diferencial, mas sim, uma obrigação que a empresa deve ter para não se transformar em uma empresa comum no mercado e seu produto virar uma commodity.
No caso da Visão, é criar um objetivo tão grande ou tão distante que as pessoas enxerguem isso como um sonho e não percebam quais são os processos que comporão os passos a serem dados para alcançar esse objetivo.
No caso dos Valores o principal problema é os sócios não descreverem o que acreditam, mas sim o que acredita que irá agradar aos demais e à sociedade.