As tendências no mundo jurídico em 2023 estão sendo moldadas por vários fatores, incluindo mudanças tecnológicas, políticas governamentais e mudanças sociais. Pensando nisso, trouxemos algumas áreas importantes que estão em constante ascensão e que são novos campos de atuação para os advogados no mundo da tecnologia!

1. Big data

É o termo usado para descrever o volume massivo e crescente de dados gerados por dispositivos digitais, sensores, redes sociais e outras fontes.  Ele permite aos usuários coletar, armazenar, processar e analisar esses dados para obter insights e tomar decisões informadas. Um advogado pode ajudar as empresas a entender como coletar, armazenar e usar dados de maneira legal e ética, auxiliando e definindo políticas de privacidade e garantir que as empresas estejam em conformidade com as leis de proteção de dados.

2. Inteligência artificial (IA)

É o termo usado para descrever sistemas que apresentam comportamentos inteligentes semelhantes aos humanos, tais como: aprendizado de máquina, reconhecimento de voz e visão, robótica, execução de tarefas, e outras tecnologias. A IA permite que os computadores aprendam e adaptem-se às suas tarefas, tornando-os mais eficientes e precisos. Um advogado pode ajudar as empresas a desenvolver e implementar soluções de IA garantindo que os algoritmos não discriminem ou causem danos, e garantir que as empresas estejam em conformidade com as leis de privacidade e proteção de dados.

3. NFT (non-fungible token)

É um tipo de criptomoeda que representa um ativo único e não intercambiável, como uma obra de arte digital ou uma coleção rara. Eles são registrados em uma cadeia de blocos (blockchain) e são usados para provar a propriedade e autenticidade de um item. Um advogado pode ajudar as empresas a entender como criar e vender NFTs de maneira legal e segura, atuando, principalmente, na confecção de contratos e assegurando que as empresas estejam em conformidade com as leis de propriedade intelectual e direitos autorais.

4. Blockchain

É uma tecnologia de registro distribuído que permite que vários usuários adicionem e verifiquem transações sem a necessidade de um intermediário confiável. A blockchain é usada para criptomoedas, contratos inteligentes e outras aplicações. Um advogado pode ajudar as empresas a entender como usar a blockchain, criando contratos e realizando consultorias para que as empresas estejam em conformidade com as leis de valores mobiliários e de criptomoedas.

5. LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)

É uma lei brasileira que regulamenta a coleta, armazenamento, tratamento e uso de dados pessoais. Ela estabelece direitos dos titulares de dados, como o direito de acesso, correção e exclusão de informações, e impõe responsabilidades aos controladores de dados para garantir a proteção desses dados. Um advogado pode ajudar as empresas a entender e seguir as regras da LGPD, definindo políticas de privacidade, acompanhando o tratamento e a proteção de dados, realizando o treinamento de conscientização dos funcionários, atuando como DPO (Data Protection Officer ou Encarregado dos Dados), entre outros.

6. Visual Law

É a área do Direito que, junto ao Design, se concentra na utilização de visualizações e gráficos para apresentar informações jurídicas de maneira clara e intuitiva, através de mapas, gráficos de fluxo de casos, fluxogramas, ícones, storyboards e outras ferramentas que auxiliam o cliente e outros profissionais a visualizar e interpretar dados jurídicos complexos. Um advogado deve conversar com o usuário e entender o objetivo daquele documento. Não basta olhar só o visual, o documento deve ser funcional e estratégico.

7. Metaverso

É o termo usado para descrever uma realidade virtual compartilhada e persistente, onde os usuários podem se comunicar, colaborar e criar conteúdo. Ele é projetado para ser uma extensão. Um advogado pode ajudar as empresas a entender como operar e criar conteúdo dentro de um metaverso de maneira legal e segura, definindo contratos de licença e garantindo que as empresas estejam em conformidade com a legislação cível, de propriedade intelectual e direitos autorais.

Em resumo, as áreas de big data, inteligência artificial, NFTs, blockchain, LGPD, Visual Law e Metaverso são campos em rápido crescimento e possuem implicações legais e regulatórias importantes. Como advogado, é possível atuar nessas áreas auxiliando as empresas e pessoas físicas, a entender e seguir as leis e regulamentos aplicáveis, bem como desenvolver soluções legais inovadoras para essas tecnologias emergentes.

E o mais importante é estar sempre atualizado para as mudanças, pois a evolução dessas tecnologias é constante. Acompanhar as tendências e estar preparado para o futuro é fundamental para qualquer advogado que deseje atuar nessas áreas em evolução.