“I think everybody in this country should learn how to program a computer because it teaches you how to think.”

Steve Jobs já anunciava: todos devem aprender a programar porque isto nos ensina a pensar. Assim como o inglês era um complemento e se tornou essencial para a comunicação mundial, a programação está se tornando cada vez mais basilar e fundamental para o nosso desenvolvimento em sociedade.

Essa necessidade de aprender a programar na Era Digital se mostra presente em variados campos do saber, não só para o desenvolvimento de softwares. Para além das áreas de tecnologia, a programação possibilita trabalhar com lógica e, por consequência, o desenvolvimento de um pensamento mais sistemático e racional.   

E esse desenvolvimento é para todos! Não é necessário ser um gamer, ter aptidão ou passar horas em frente ao computador. Apesar de parecer intimidadora, a programação pode ser aprendida com dedicação e desde a mais tenra idade.

Pensando em contribuir para esse processo de aprendizado, especialmente das crianças, a seguir damos sugestões de jogos com lógica de programação para a criançada aproveitar nesta quarentena:

1. Scratch

Plataforma aberta e gratuita, desenvolvida pelo MIT, que traz em forma de jogo conceitos básicos de lógica de programação. Veja mais em: https://scratch.mit.edu/

2. Doodle do google

Recentemente o Google compartilhou seus doodles e com isso resgatou um criado em comemoração de 50 anos de programação para crianças. Nele, é possível aprender também conceitos básicos de programação de forma bastante lúdica. Para mais informações, acesse: https://www.google.com/doodles/celebrating-50-years-of-kids-coding?hl=pt-BR;

3. Blockly

Série de jogos baseada na linguagem blockly, criada pelo google e para “programadores do amanhã” (como eles mesmos anunciam). É possível passear pelo mundo da programação com quebra-cabeças, música ou outros joguinhos relacionados. Link: https://blockly.games/;

4. Twine

Esse jogo é indicado para crianças a partir de doze anos e é visualmente muito intuitivo. Possibilita a aprendizagem da linguagem de programação HTML. Acesso em: http://twinery.org/;

5. Swift

Desenvolvido para usuários da Apple e disponível em inglês, é ideal para iniciantes e divertido. Funciona com uma série de desafios e é baseado também em quebra-cabeças. Para conhecer, acesse: https://www.apple.com/swift/playgrounds/.

Embora os jogos acima indicados tenham sido desenvolvidos para o público infantil, serve como um passo-a-passo lúdico para iniciantes.

Conhece mais algum jogo ou método que auxilie nesse primeiro contato com código de programação? Compartilhe com a gente! =)

 109,521 total views,  6 views today